quarta-feira, 16 de maio de 2018

As leveduras – Fermentação artigo 003

Isolando a maquinaria química da célula
Pasteur preparou extratos livres de células, moendo cuidadosamente as células de levedura com um pilão.
A mistura húmida resultante foi colocada através de uma prensa para obter um "sumo".
No final do século XIX, Eduard Buchner havia mostrado que a fermentação poderia ocorrer em extratos de levedura livres de células, possibilitando o estudo da bioquímica da fermentação in vitro, foi adicionado açúcar. 
Usando um microscópio, Buchner confirmou que não havia células de levedura vivas no extrato.
Ao estudar os extratos livres de células, Buchner detectou a enzima, o constituinte ativo dos extratos que realiza a fermentação. Ele percebeu que as reações químicas responsáveis ​​pela fermentação estavam ocorrendo dentro da levedura.
As enzimas são parte da maquinaria celular, e todas as reações químicas que ocorrem dentro das células são catalisadas e moduladas pelas enzimas. 
Por suas descobertas, Buchner recebeu o Prêmio Nobel de Química em 1907 (Barnett 2000; Barnett & Lichtenthaler 2001; Encyclopaedia Britannica 2010).
Decomposição de Açúcar
Glicose - a via metabólica que converte a glicose (um tipo de açúcar) em piruvato (
representa um ponto de junção importante no catabolismo dos carboidratos ) - é o primeiro grande passo de fermentação ou respiração nas células. 
É uma antiga via metabólica que provavelmente se desenvolveu há cerca de 3,5 bilhões de anos, quando não havia oxigênio disponível no meio ambiente . 
A glicose ocorre não apenas em microrganismos, mas em todas as células vivas (Nelson & Cox 2008).
Devido à sua importância, a glicose foi a primeira via metabólica resolvida pelos bioquímicos. 
Os cientistas que estudam a glicose enfrentaram um enorme desafio, pois descobriram quantas reações químicas estavam envolvidas e a ordem em que essas reações ocorreram. 
Na glicose, uma única molécula de glicose (com seis átomos de carbono) é transformada em duas moléculas de ácido pirúvico (cada uma com três átomos de carbono).
Para entender a glicose, os cientistas começaram analisando e purificando o componente lábil dos extratos livres de células, que Buchner chamou de zimase - que a fermentação alcoólica da ação de uma enzima.
Eles também detectaram uma molécula de baixo peso molecular, estável ao calor, mais tarde chamada de cozymase. 
Usando análises químicas, eles aprenderam que o zymase é um complexo de várias enzimas; e cozymase é uma mistura de ATP, ADP (adenosina difosfato, uma forma hidrolisada de ATP), metais e coenzimas (substâncias que se combinam com proteínas para torná-las funcionais), como NAD + (nicotinamida adenina dinucleotídeo). 
Ambos os componentes foram necessários para a fermentação ocorrer.
A via glicolítica completa, que envolve uma sequência de dez reações químicas, foi elucidada por volta de 1940. 
Na glicose, duas moléculas de ATP são produzidas para cada molécula quebrada de glicose. Durante a glicose, ocorrem duas reações de redução-oxidação (redox). 
Em uma reação redox, uma molécula é oxidada pela perda de elétrons, enquanto a outra molécula é reduzida pela obtenção desses elétrons. Uma molécula chamada NADH age como portador de elétrons na glicose, e essa molécula deve ser reconstituída para garantir a continuidade da via da glicose.
Por volta de 1929, Karl Lohmann, Yellapragada Subbarao e Cirus Friske descobriram independentemente uma molécula essencial chamada adenosina trifosfato ( ATP ) em tecidos animais. 
O ATP é uma molécula versátil usada por enzimas e outras proteínas em muitos processos celulares. 
É necessário para muitas reações químicas, como degradação do açúcar e fermentação (Voet & Voet 2004). Em 1941, Fritz Albert Lipmann propôs que o ATP era a principal molécula de transferência de energia na célula.

Decomposição de Açúcar

Glicólise - a via metabólica que converte a glicose (um tipo de açúcar) em piruvato - é o primeiro grande passo de fermentação ou respiração nas células. É uma antiga via metabólica que provavelmente se desenvolveu há cerca de 3,5 bilhões de anos, quando não havia oxigênio disponível no meio ambiente . A glicólise ocorre não apenas em microrganismos, mas em todas as células vivas (Nelson & Cox 2008).
Devido à sua importância, a glicólise foi a primeira via metabólica resolvida pelos bioquímicos. Os cientistas que estudam a glicólise enfrentaram um enorme desafio, pois descobriram quantas reações químicas estavam envolvidas e a ordem em que essas reações ocorreram. Na glicólise, uma única molécula de glicose (com seis átomos de carbono) é transformada em duas moléculas de ácido pirúvico (cada uma com três átomos de carbono).
Para entender a glicólise, os cientistas começaram analisando e purificando o componente lábil dos extratos livres de células, que Buchner chamou de zimase. Eles também detectaram uma molécula de baixo peso molecular, estável ao calor, mais tarde chamada de cozymase. Usando análises químicas, eles aprenderam que o zymase é um complexo de várias enzimas; e cozymase é uma mistura de ATP, ADP (adenosina difosfato, uma forma hidrolisada de ATP), metais e coenzimas (substâncias que se combinam com proteínas para torná-las funcionais), como NAD + (nicotinamida adenina dinucleotídeo). Ambos os componentes foram necessários para a fermentação ocorrer.
A via glicolítica completa, que envolve uma sequência de dez reações químicas, foi elucidada por volta de 1940. Na glicólise, duas moléculas de ATP são produzidas para cada molécula quebrada de glicose. Durante a glicólise, ocorrem duas reações de redução-oxidação (redox). Em uma reação redox, uma molécula é oxidada pela perda de elétrons, enquanto a outra molécula é reduzida pela obtenção desses elétrons. Uma molécula chamada NADH age como portador de elétrons na glicólise, e essa molécula deve ser reconstituída para garantir a continuidade da via da glicólise.
As leveduras fermentação artigo 004

Nenhum comentário:

Postar um comentário