terça-feira, 25 de abril de 2017

Cerveja Artesanal - A Santa Cervejeira e o Lúpulo - artigo 009

A origem do Lúpulo e a santa do cervejeiros - Hidegard Von Bingen.

A primeira citação do uso do lúpulo na elaboração da cerveja é encontrada na epopeia nacional da Finlândia, a Kalevala, compilada por Elias Lonnrot.

Esta epopeia remonta períodos anteriores 1000 AC, porém a compilação dos poemas ocorreu apenas a partir do século 19, o que pode ser um fator subjetivo para ser considerada com a primeira referência do uso do lúpulo.
Mas em 736, temos o primeiro campo de lúpulo em Hallertau, na Alemanha. A evidência mais aceita do primeiro campo de cultivo de lúpulo data de 736, no jardim de um prisioneiro de origem eslava, próximo a Gensenfeld, no distrito de Hellertau na região da atual da Alemanha.
Alguns anos à frente, em 820, a Abadia Saint Gall Suiça tem o primeiro complexo industrial construído. Em 1040, então, surge à primeira cervejaria comercial, quando o mosteiro Weihenstephan consegue licença oficial para vender cervejas na Alemanha.

Na Alemanha, o Mosteiro de Rupertsberg, 1067, vivia a abadessa beneditina Hidegard Von Bingen. 
Erudita e visionária ela escreve sobre as propriedades do lúpulo e sobre as suas qualidades para o uso na fabricação de cervejas e escreve - Se alguém decide preparar cervejas com aveia, deve utilizar lúpulo, “o lúpulo detém o apodrecimento”. 

A história dessa abadessa é um tanto quanto interessante, não só é uma santa para dos cervejeiros, mas também uma mulher a frente dos seus tempos.


Hallertau é uma das maiores regiões de cultivo de Lúpulos da Bavaria. 

cervejariatosca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário