quarta-feira, 26 de abril de 2017

Cerveja artesanal – Gruit o uso de ervas aromáticas – artigo 010

A origem da cerveja esta bebida popular remonta à antiga Mesopotâmia, precisamente naquela que é considerada a mais antiga civilização da humanidade, a Suméria (atual Iraque).
Como praticamente qualquer açúcar ou alimento que contenha amido pode sofrer fermentação natural, consta que a cerveja surgiu por acaso quando um grupo de agricultores armazenou a colheita dos grãos em vasos a céu aberto. Isso aconteceu na Suméria.
A chuva ou uma infiltração molhou os grãos, essa umidade desencadeou um processo de fermentação, com passar do tempo essa fermentação deu então origem à primeira cerveja primitiva, essa bebida foi batizada de Cerevisia, provavelmente em homenagem a Ceres, conhecida como sendo a “deusa das plantas que brotam” (principalmente dos grãos).
Na idade média, vários mosteiros fabricavam cerveja, empregando diversas ervas, nessa época as cervejas eram fabricadas tipo gruit que era o nome dado a uma mistura de ervas aromáticas usadas para dar amargor, aroma e sabor, à cerveja antes da popularização do lúpulo que foi a partir do século XVI, as ervas usadas eram:
Mil folhas - O nome científico de achillea está ligado à lenda da guerra de Tróia (Aquiles). É também conhecida por erva-do-guerreiro, pois nas guerras era usada para curar os ferimentos dos guerreiros.
Mil folhas
Wild Rosemary - Alecrim
Wild Rosemary - alecrim

Mirica - Gênero único de plantas dicotiledóneas da Ásia e da América, também conhecido por tamargueira.
mírica
Rosmaninho, é uma planta pertencente à família das Lamiaceae cujo nome científico é lavandula stoechas L., a qual é bastante comum na região mediterrânica
rosmaninho
Louro, Laurus nobilis, popularmente loureiro ou louro é uma árvore do gênero Laurus da família botânica das Lauraceae.
Louro
Sálvia, Salvia officinalis é uma pequena planta perene subarbustiva, com caules lenhosos, folhas acinzentadas, e flores azuis a violáceas. Faz parte da família das mentas, Lamiaceae
Sálvia
Gengibre. é uma planta herbácea da família das Zingiberaceae, originária da ilha de Java, da Índia e da China, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo. No norte do Brasil é também conhecido por mangarataia.
Gengibre
 Camomila, camomila-vulgar, camomila, camomila-alemã, camomilha ou camomila-dos-alemães é uma planta da família Asteraceae. É uma planta com uso medicinal, cosmético, alimentar e em outras áreas.
Camomila
Carqueja  - A Baccharis trimera é uma espécie de Baccharis conhecida popularmente como Carqueja ou Carqueja-amargosa. A carqueja é uma erva espontânea em terrenos baldios e pastos, sendo por muitas vezes considerada daninha.
Carqueja
Lúpulo – angios trepadeira ( Humulus lupulus ) da fam. das canabáceas, nativa de regiões temperadas do hemisfério norte, de folhas inteiras ou divididas em lobos, flores dioicas, as masculinas em panículas frouxas e as femininas em espigas curtas, e frutos aquênicos; engatadeira, pé-de-galo, vinha-do-norte.
Lúpulo
Este último utilizado até hoje e introduzido no processo de fabricação da cerveja entre os anos 700 e 800. 
O uso de lúpulo para dar o gosto amargo da cerveja e para preservá-la é atribuída aos monges do Mosteiro de San Gallo,( Abadia Saint Gall) na Suíça.
Mosteiro de San Gallo
Houve um tempo em que o papel da levedura na fermentação era desconhecido. Na época dos vikings, cada família tinha sua própria vara de cerveja que eles usavam para agitar a bebida durante a produção. 

Estas varas de cerveja eram consideradas herança de família. O uso da vara garantia que a cerveja daria certo. Hoje em dia, sabe-se que estas varas continham uma cultura de levedura.

cervejariatosca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário