terça-feira, 11 de novembro de 2014

Cientistas criam bateria movida a água que pode durar até 15 anos

USC Sri NarayanCélulas solares captam energia durante o dia e turbinas eólicas, quando há vento. Mas nem sempre há demanda por energia na hora em que ela é produzida. Por isso, as usinas de energia limpa precisam conter baterias que consigam armazenar de forma inteligente toda essa energia e disponibilizá-la assim que houver necessidade. Mas se estamos falando de energia limpa, não faz sentido o uso de baterias compostas por metais e materiais tóxicos, certo?

Cientistas da University of Souththern California, nos Estados Unidos, desenvolveram uma bateria baseada em água e em um composto orgânico que, além de ser simples de ser produzida, é ecológica e durável. “Essas baterias duram cerca de 5 mil ciclos de recarga, o que dá a elas uma vida útil estimada de 15 anos, afirmou o professor Sri Narayan, um dos responsáveis pelo projeto, publicado no Journal of The Ectrochemical Society. Ele conta ainda que as baterias de íon-lítio, o padrão utilizado atualmente, duram apenas cerca de mil ciclos, custam dez vezes mais para serem fabricadas e são nocivas ao meio ambiente. Sendo assim, o projeto representa uma inovação relevante ao setor.


A bateria pode ser produzida graças a um composto orgânico chamado quinona, que é encontrado em fungos, plantas e em alguns animais e que é responsável pela fotossíntese e respiração das células. Ao entender como a natureza armazena e transfere energia, os pesquisadores conseguiram reproduzir o modelo na forma da bateria. Uma solução como esta, robusta, barata e sustentável, pode ser a chave para aumentar o uso de energia limpa no mundo.
bateria-agua2
*Esse post é um oferecimento de “LG WebOS”.

http://www.hypeness.com.br/2014/11/cientistas-criam-bateria-movida-a-agua-que-pode-durar-ate-15-anos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário