sábado, 24 de abril de 2010

Processo de refino – Refinaria - Destilação à Vácuo


Forno promove o re-aquecimento do resíduo atmosférico até a temperatura ideal para o fracionamento.
Efeito Indesejado: Formação de coque devido a decomposição térmica do petróleo, que são a deposição de coque nas tubulações e no fundo da torre a temperatura máxima de controle ~ 400 ºC
Equipamentos Utilizados na destilação a vácuo são o fornos de queima simples (óleo ou gás combustível) ou combinada.

A Torre de Destilação : Fracionar o RAT (Resíduo Atmosférico), produzindo frações que tenham possibilidade de processamento e geração de produtos de maior valor agregado (GLP, gasolina, querosene e diesel).
Aplicações da produção de gasóleos para craqueamento catalítico ou lubrificantes e parafinas
Condições Operacionais: Temperatura da “zona de flash” semelhantes às observadas na destilação atmosférica, porém pressões significativamente menores – sub-atmosféricas (vácuo = 100 mm Hg ou 2 psia).

A torre de Destilação tem as seguintes caracterísicas: Grandes diâmetros devido ao espaço ocupado pelo gás à menor pressão.
Os elementos bandejas ou pratos de Contato Líquido-Gás, idem as das torres atmosféricas e os recheios são estruturados ou não estruturados, que propiciam uma elevada transferência de calor e massa entre as fases liquido-gás, devido à grande área de contato, permitindo que as torres de fracionamento tenham menor altura. A torre é dividida em leitos de recheios.
Líquido escoa em direção ao fundo da torre sobre a superfície enquanto o gás escoa em contra-corrente (na direção do topo) e em contato com o líquido.
Principio de Funcionamento, são o mesmo princípio da torre atmosférica, o vapor ascendente troca calor com o líquido ao longo do leito de recheio; os HC´s mais leves tenderão a vaporizar e os mais pesados a condensar.
O gás atravessa todos os leitos, enquanto o líquido é injetado no topo de cada leito específico através de distribuidores.

Ou seja, cada leito terá injetado no seu topo um líquido específico para a separação desejada.
Normalmente, no fundo de cada leito existe uma panela, de onde todo o líquido é removido. Parte do líquido é resfriada e retorna ao topo do leito para promover o fluxo de líquido ao longo do mesmo. O restante é efetivamente retirado sob a forma de líquido (fração ou corrente) após o resfriamento em trocadores.

Em alguns pontos da torre (topo da torre, acima da zona de flash e entre leitos), são utilizados equipamentos chamados demister, que visam a condensação de gotículas de líquido que possam ter sido arrastadas com o gás, evitando a contaminação da fração à ser retirada.
A diminuição da pressão é efetuada por uma série de condensadores e ejetores. A condensação do vapor d´água e de alguns hidrocarbonetos existentes no topo, produz o vácuo. Em alguns casos, são utilizadas bombas de vácuo após o sistema de ejetores.

Um comentário:

  1. Sou Артур Борис um residente / cidadão da República da Rússia. Tenho 52 anos, empresário / empresário. Certa vez, tive dificuldades em financiar meu projeto / negócio, se não fosse por um bom amigo meu que me apresentou a Benjamin Lee para obter um empréstimo no valor de US $ 250.000 de sua empresa. Quando os contatei, levou apenas cinco dias úteis para concluir e transferir meu processo de empréstimo para minha conta. Mesmo com um histórico de crédito ruim, eles ainda oferecem seu serviço a você. Eles também oferecem todos os tipos de empréstimos, como empréstimos comerciais, empréstimos à habitação, empréstimos pessoais, empréstimos para carros. Não sei como agradecê-los pelo que fizeram por mim, mas Deus os recompensará de acordo com suas riquezas em glória. Se você precisar de uma assistência financeira urgente, entre em contato hoje mesmo via e-mail lfdsloans@outlook.com Informações do WhatsApp ... + 1-989-394-3740

    ResponderExcluir