quarta-feira, 29 de abril de 2009

Comperj – Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro

O Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro - COMPERJ – será construído numa área de 45 milhões de m2 localizada no município fluminense de Itaboraí (Região Metropolitana do Rio de Janeiro), com investimentos previstos em torno de US$ 8,38 bi pela Petrobras e sócias.

Com a ênfase na produção de resinas termoplásticas e combustíveis no atendimento à auto-suficiência nacional na produção de derivados de petróleo e no aproveitamento do tipo petróleo específico de óleo cru encontrado em nossas reservas. O Comperj consolidará o Rio de Janeiro como grande concentrador de oportunidades de negócios no setor, estimulará a instalação de indústrias de bens de consumo que têm nos produtos petroquímicos suas matérias-primas básicas e irá gerar cerca de 212 mil empregos diretos, indiretos e efeito renda, em âmbito nacional.

Com início de operação previsto para 2012, o Comperj tem como principal objetivo aumentar a produção nacional de produtos petroquímicos, com o processamento de cerca de 150 mil barris/dia de óleo pesado nacional.

Veja o vídeo institucional para entender melhor:

segunda-feira, 27 de abril de 2009

O que é o Pré-sal?

A Petrobras deu início à produção do primeiro óleo da camada pré-sal na Bacia de Campos, litoral sul do Espírito Santo.

Mas o que é o Pré-sal e quais são as expectativas em torno dele?

Até hoje a Petrobras apenas perfurava poços pós-sal.

Abaixo, há 5 mil metros de profundidade do mar e há 150 km da costa do Rio, foi encontrada uma das maiores jazida de petróleo do mundo - aliás três, com um potencial de 50.000 mil milhoes de barris de petróleo. Isto bastaria para colocar o Brasil entre as 10 potências petroleiras do mundo.

O que equivale dizer que é algo que poderá extrair em média 180 mil
barris de petróleo e 6 milhoes m3 de gas por dia. Ou seja, uma energia, que melhor dizendo, é capaz de dar-nos auto-suficiência e de colocar o Brasil entre as maiores potências do mundo.


Veja os vídeos e entenda

domingo, 26 de abril de 2009

Não polua: recicle seu óleo de cozinha

O óleo de cozinha é um agente de poluição. Não jogue pelo ralp da pia da cozinha, recolha seu olho da frigideira, guarde-o e aproveite para fabricar em casa um sabão artesanal.

Veja como aproveitar seu óleo de cozinha na fabricação de um sabão artesanal.

Funcionamento Plataforma de Petroleo da Petrobras

O funcionamento de uma plataforma de petróleo da Petrobras. Veja o vídeo institucional da Petrobras sobre a P-43 e P-48.

O vídeo explica o que se convenio chamar de sistema de '''processo primário'''.

PARTE 1



PARTE 2

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Processo Industrial em Petróleo e Gás (principais verbetes)

Petróleo

“ Uma mistura de ocorrência natural, consistindo predominantemente de hidrocarbonetos e derivados orgânicos sulfurados, nitrogenados e/ou oxigenados, a qual é ou pode ser, removida da terra no estado líquido”

ASTM American Society for Testing and Materials
“Todo e qualquer hidrocarboneto líquido em seu estado natural, a exemplo do óleo cru e condensado”

ANP – Agência Nacional do Petróleo

API
American Petroleum Institute

O grau de API permite classificar o petróleo em:

Petróleo leve ou de base Parafínica: Possui API maior que 31,1. Contém, além de alcanos, uma porcentagem de 15 a 25% de cicloalcanos.

Petróleo médio ou de base Naftênica: Possui API entre 22,3 e 31,1. Além de alcanos, contém também de 25 a 30% de hidrocarbonetos aromáticos.

Petróleo pesado ou de base Aromática: Possui API menor que 22,3 e é constituído, praticamente, só de hidrocarbonetos aromáticos.

O petróleo encontrado pela Petrobras no campo petrolífero de tupi (bacia de santos)) em Novembro de 2007 foi testado e classificado como 28º API, leve, se comparado com
o petróleo pesado comum nas águas brasileiras

Refinaria

É constituída de diversos arranjos de unidades de processamento em que são compatibilizadas as características dos vários tipos de petróleo que nela são processados, com o objetivo de suprir derivados em quantidade e qualidade especificadas.

Refino

Conjunto de unidades de processo que objetivam “beneficiar” o petróleo, produzindo seus derivados. “Conjunto de processos destinados a transformar o petróleo em derivados de petróleo”

Frações ou Correntes

Correntes intermediárias do processo de refino, produzidas nas unidades de processo mas que ainda não são os produtos finais (derivados)

Classificação dos Processos

1. Processos de Separação
2. Processos de Transformação
3. Processos de Tratamento
4. Processos Auxiliares

Derivados do Petróleo

Produtos efetivamente usados pela sociedade
“Produtos decorrentes da separação física ou da transformação química do petróleo”

Refinaria de topping

Uma das mais importantes operações da refinaria é a destilação inicial do petróleo, com a subseqüente separação das frações de corte.