terça-feira, 29 de novembro de 2011

Arquitetura antiga de Manaus

Arquitetura de Manaus
A Amazonia não é apenas florestas e queimadas, tem povo hospitaleiro e uma arquitetura bem conservada dos seculos 18 e 19.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Nova York estuda criação de parque subterrâneo



Inspirados no High Line, área verde em antiga rodovia suspensa, americanos querem reformular ex-terminal de bonde



Desde sua inauguração em 2009, o High Line, parque elevado sobre o lado oeste de Manhattan, tem atraído visitantes de fora de Nova York que esperam replicar seu sucesso. Os observadores vieram de cidades próximas, como Nova Jersey e Filadélfia, mas também de lugares tão distantes quanto Hong Kong.


Ultimamente, os observadores têm vindo da própria cidade, com planos para um outro espaço verde que chamaria a atenção para um antigo local de tráfego urbano. Mas este parque poderia ser ainda mais ousado, pois seria subterrâneo, em um antigo e úmido ex-terminal de bonde controlado pela Autoridade de Transporte Metropolitano. Embora seus defensores chamem o projeto de "Delancey Underground", outro apelido já foi inventado: Low Line.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A influência do gás de xisto dos EUA em mercado europeu do gás

Jornal do Brasil -  Sophie Jablonska

 Sem dúvida, um dos grandes fatos do mercado energético mundial nos últimos anos tem sido chamado de "revolução do gás de xisto”, com os Estados Unidos se destacando como maior produtor mundial. O desenvolvimento do gás de xisto revolucionou o mercado norte-americano e tem exercido um impacto significativo sobre os preços desta matéria-prima no mercado mundial. 

 Os preços do gás de xisto no mundo nos últimos anos tiveram, por longo período, aumento constante, mas começaram a cair durante a crise financeira de 2008, quando começaram a cair. O lento declínio nos preços do gás no mundo, além da já mencionada crise econômica, tem sua origem no excesso de fornecimento, no rápido aumento da capacidade de produção de GNL (Gás Natural Liquefeito) e no aumento significativo na produção de gás de xisto nos Estados Unidos. A persistente superprodução nos Estados Unidos resultou no aumento das entregas de GNL para a Europa em vez de suprir o mercado americano. No entanto, os terminais europeus têm excesso de capacidade de movimentação de gás em relação a um número limitado de fornecedores. No Reino Unido, a grande oferta de GNL tem forçado o abandono do gás natural norueguês, que é agora direcionado para a Alemanha, onde compete com o gás da Rússia. 

domingo, 20 de novembro de 2011

Vazamento da Chevron: País não está preparado para acidentes ambientais


País não está preparado para acidentes ambientais.
 Investimento em tecnologia preventiva é ínfimo, dizem especialistas. 
Plano Nacional de Contingência nunca saiu do papel

 O Globo / O Globo
Local do vazamento da Chevron no Campo de Frade O Globo / O Globo




Danielle Nogueira - O Brasil não está preparado para evitar ou conter vazamentos de petróleo: o investimento em tecnologia preventiva é exíguo e o Plano Nacional de Contingência, embora previsto em lei, nunca saiu do papel. Para especialistas, o derrame de óleo da americana Chevron deve servir como alerta para corrigir o despreparo, tanto de empresas como dos órgãos de controle, visando aos desafios do pré-sal.
 — Governo e empresas têm dado ênfase na pesquisa de prospecção de petróleo e pouco se tem avançado no desenvolvimento de tecnologia preventiva. Precisamos de robôs, sensores e outros equipamentos que consigam identificar vazamentos com precisão, de modo a permitir uma rápida reposta — diz o historiador ambiental Aristides Soffiati, do núcleo de estudos socioambientais da UFF de Campos .

sábado, 5 de novembro de 2011

Coleta de lixo subterrânea

O lixo pode deixar de ser recolhido como se fazia há cem anos com o esgoto, quando a maioria das cidades construiu sua primeira rede de saneamento acabando com o desfile das carroças, que carregava barricas com matérias fecais das casas para despejar em pântanos, rios ou mar. Uma rede subterrânea, como a que existe em Barcelona há 18 anos, livraria o trânsito dos caminhões das companhias de limpeza urbana.