quarta-feira, 14 de abril de 2010

Epecistas - EPC - Engineering – Procurement – Construction

Contratos - EPC - Turn-Key Lump Sum

Os Contratos de Empreitada, relacionados a Obras de Engenharia, tem características muito particulares e, quanto maior a obra de Engenharia que estão relacionados, maior a sua complexidade.

Nos termos de um contrato EPC, hoje forma comum de gerir contratos de engenharia de projeto, fornecimento, fabricação e montagem.

O contratante do projeto de instalação adquire os materiais necessários para executar a construção seja através do trabalho próprio ou por subcontratação de parte do trabalho.

EPC: Nesta modalidade o Contratante envolve a Construtora todas as atividades do Empreendimento, desde o Projeto até a aquisição de Materiais e Equipamentos.
Caso a contratação determine que a obra seja entregue em operação, chama-se Contrato EPC Turn-Key.

Se neste caso, a forma de pagamento indicar preço fixo (global), então chegamos ao nome Contrato EPC Turn-Key Lump Sum.
Referência o FIDIC – International Federation of Consulting Engineers.

O contratante assume o risco do projeto para a programação, bem como orçamento em troca de um preço fixo chamado de quantia fixa ou LSTK dependendo do escopo de trabalho acordado.


Quando âmbito é restrito à engenharia e contratos só, este é referido como um EP ou E + P contrato. Isto é feito muitas vezes em situações onde o risco de construção é grande demais para o contratante, ou quando o proprietário tem uma preferência para executar a construção do seu próprio projeto.

Na indústria da construção, LSTK (Lump Sum Turnkey) combina dois conceitos. O LS (fixo), parte refere-se ao pagamento de uma quantia fixada para a entrega sob exemplo um contrato de EPC.

O risco financeiro está com o contratante. TK (turn key) especifica que o escopo de trabalho inclui o avanço da instalação de um nível de status operacional.
Em última análise, o escopo de trabalho vai definir exatamente o que é necessário.

A quantia é um único pagamento que é feito para cobrir todas as prestações devidas ao beneficiário do pagamento.
Em contraste com uma série de pagamentos é feitos ao longo do tempo.

Algumas indústrias e itens que podem às vezes fazer uso dos pagamentos de montante fixo são: Liquidações, Apólices de seguros de vida, Leilão, Outros benefícios de seguro e Planos de aposentadoria.

A quantia fixa, em comparação com pagamentos fixos ao longo do tempo também podem diferir na medida em que os impostos estão em causa, embora este possa variar de caso para caso.

Algumas empresas podem preferir receber um montante fixo, mesmo que os impostos são aumentados, uma vez que lhes permite ser tomado de uma só vez.

LSKT progressivo - Projeto de grande dimensão pode ser dividido em fases em um preço fixo (lump sum) é acordada no início de cada fase.
Isso reduz o risco durante todo o projeto assumido pelo empreiteiro ou construtora, no início do projeto e aumenta a flexibilidade da parte do projeto de proprietário para adaptar o projeto às novas circunstâncias.


A consagração de contratos do tipo EPC entre companhias petrolíferas e contratantes principais estabelece que a empresa de engenharia fica a cargo da execução do conjunto do projeto.
Esta empresa, além de executar as diferentes partes do projeto de forma coordenada, deve ser capaz de integrá-las eficazmente.
Outra característica importante desse modelo contratual é o fato de que a função de negociar os preços e de controlar a qualidade dos diferentes equipamentos que integram o projeto, fica a cargo da contratante principal.

2 comentários: